- Área: 115000 m²
-
Fotografias:Jesus Granada
Descrição enviada pela equipe de projeto. O vale torcido visa recuperar o rastro do tráfego de pedestres. Desde as obras de canalização que foram feitas nos anos 70 a continuidade do Canyon de Elche foi definitivamente enviesada. Durante anos, os cidadãos da cidade passaram por este lugar sem apreciá-los.
Este acidente geográfico (que chega a 40 metros de profundidade) dá à cidade uma chance de viajar em poucos minutos a uma área de elevada qualidade ambiental. Propomos um sistema que pode ser adaptado às complexidades geográficas e administrativas do lugar, a negociação com todos os agentes que reivindicam o espaço como seu pertence, para torná-lo mais acessível e multiplicar o uso público das encostas íngremes.
O sistema mostra sua flexibilidade ao ser ajustado através de um processo participativo que agrupou cidadãos e coletivos da cidade por um mês. Os pontos principais a serem conectados, áreas de interesse especial, uma grande gama de usos desejáveis... foram incorporados ao projeto e começaram a definir o trançado.
Após esta primeira etapa, o sistema foi testado novamente, gerindo as complexas e contraditórias relações entre vários interlocutores administrativos responsáveis pelo local: Confederação Hidrográfica do Jucar, Departamento de Meio Ambiente, Departamento de Patrimônio, Comunidade de la Acequia de Marchena, Águas de Elche e a Câmara Municipal de Elche
O sistema tem como objetivo dar voz ao rio Vinalopó. Os traçados sinuosos não têm relação com a ortogonalidade da cidade. Estas linhas onduladas dão forma as encostas. Oferecem rotas mais confortáveis e incorporam a possibilidade de cruzar o rio para continuar o passeio. Os caminhos que fluem através do intocável leito do rio canalizado por concreto, tornam-se os símbolos da reconquista. E eles amenizam a oposição entre a ponte e o caminho, tornando-se um pensamento gráfico resolvido por uma abstração material. A única ponte torna-se uma rede de trilhas que dobram, curvam, esticam, apertam, dispersam e, claro, torcem. A vegetação também é um material. Espécies e árvores nativas ajudam a construir a sombra da floresta. Um sistema baseado na experiência, compreensão e empatia para se conectar com elegância, as duas seções que dividem Elche.
O vale já começou a ser implantado, agora reduzido a infraestruturas mínimas, e ao longo do tempo permitirão o florescimento de atividades urbanas.